Publicado por: Germano Araújo | 17/03/2009

Aracaju 154 anos

Ponte Engenheiro João Alves

Ponte Engenheiro João Alves

Hoje, 17 de março de 2009, a cidade de Aracaju completa 154 anos de história. Mas o que falar de Aracaju? Porque falar de Aracaju? Ao longo deste post farei questão de esclarecer essas perguntas tão fáceis de serem respondidas.

Conhecida como a capital brasileira da qualidade de vida ela é muito mais que isso. E assim como as mulheres da minha vida, Aracaju está no meu coração. Foi lá onde aprendi a como ter uma família, a como cultivar uma amizade e, sobretudo, a entender que a vida tem muito a me mostrar. A saudade é imensa e a admiração por ela segue o mesmo caminho.

Sem medo de errar, é lá que estão os meus melhores amigos e sobretudo minha adorável família. Amigos de banda, amigos da universidade e principalmente os amigos do CODAP – Colégio de Aplicação. Todos eles serão, sem dúvida, alvo de algum post muito em breve.

Aracaju 05Para os que ainda não a conhecem, sugiro visitá-la, vale a pena! Aracaju é bem calma para os padrões de capital. O trânsito é bem light, as ruas no geral limpas e organizadas, possui uma orla linda com lagos artificiais – dizem ser a mais linda do país, como não conheço todas, não posso afirmar; mas das que conheci até agora, realmente é – vários barzinhos, passarela do caranguejo, inúmeras praias: Atalaia, Artistas, Aruana, Sarney, Mosqueiro.

 O turismo está crescendo muito, quer dizer, a cidade como um todo está crescendo. É notória a diferença de Aracaju de poucos anos atrás para o de agora. A cada visita que eu faço fico impressionado com tantas mudanças. E olha que visito pelo menos 1 vez por ano. A cidade possui uma boa infra-estrutura turística, por sinal tem aumentado acentuadamente o número de hotéis, pousadas, restaurantes.

Aracaju 02UM POUCO DE HISTÓRIA. Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey.

A transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba – maior região produtora de açúcar – exigia a mudança. Era preciso urgentemente a criação de um porto que garantisse a escoação da produção. Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser projetada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área onde predominavam pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro.

Aracaju 03Centro do poder político-administrativo, a Praça do Palácio (atual Praça Fausto Cardoso), foi o ponto de partida para o crescimento da cidade, pois todas as ruas foram ordenadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para terminar no Rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.

UM POUCO DE GEOGRAFIA. Aracaju é bastante quente durante a maior parte do ano. A temperatura média é de 26º C. As chuvas se concentram entre os meses de março e agosto e a precipitação média anual é de 1.590 mm. A cidade é banhada pelos rios Sergipe, Vaza Barris, Rio do Sal, Poxim e Pitanga e se limita com os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. A capital sergipana tem 35 km de litoral.

À beira-mar, sobretudo nos bairros Atalaia e Coroa do Meio e nas praias do litoral sul, estão os hotéis e casas de veraneio. Os prédios baixos no litoral facilitam a circulação de ar por toda a cidade. A vegetação predominante é o manguezal, que se concentra às margens dos rios. Além de mangues, também são consideradas áreas de preservação ambiental algumas restingas e o Morro do Urubu, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica.

Aracaju 04O relevo plano é propício à prática do ciclismo, sendo o uso da bicicleta como meio de transporte bastante incentivado pela Prefeitura, que nos últimos anos construiu mais de 50 km de ciclovias. A política de ampliação da rede cicloviária tem ajudado a diminuir os congestionamentos, além de evitar a sobrecarga do sistema de transporte público e reduzir a poluição ambiental provocada pela liberação de gás carbônico pelos veículos.

A população da cidade cresceu muito desde que fundada, em 1855. O primeiro levantamento de que se tem notícia data de 1872, quando foram contabilizados 9.559 moradores. De lá para cá, os números evoluíram da seguinte forma: 16.336 (1890), 21.132 (1900), 37.440 (1920), 59.031 (1940), 78.364 (1950), 115.713 (1960), 183.670 (1970), 293.100 (1980), 402.341 (1991), 425.726 (1996) e 461.534 (2000). Mais recentemente, em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 520.303 habitantes, distribuídos em 174 km².

orladearacajuoceanario1nv1OCEANÁRIO. O Oceanário de Aracaju fica na Orla de Atalaia, em Aracaju, o primeiro oceanário do Nordeste, com cerca de 60 espécies de peixes, vertebrados e crustáceos que habitam o litoral sergipano. Esta atração tornou-se em pouco tempo um importante instrumento de informação e educação ambiental. O Oceanário chama a atenção pelo interessante formato de tartaruga gigante, feita de palha, e abriga 18 aquários, cinco dos quais de água doce, e dois tanques repletos de peixes, tartarugas, lagostas, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, entre uma infinidade de outros animais marinhos.

 Melhor de tudo: é possível ver o fundo do mar. As imagens são captadas por uma câmera submarina instalada a 12 metros de profundidade, na plataforma da Petrobrás Camurim-09, localizada em frente ao oceanário, a uma distância de 10 quilômetros da praia.

orla-noitePRAIAS. Aqui tudo é fácil, perto e gostoso. Quem já conhece Sergipe sabe que isso é verdadeiro. Aracaju é o portão de entrada, com seus 30 km de orla. As praias da Coroa do Meio, Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro fazem esse conjunto litorâneo de extrema beleza onde a pedida é tomar água de coco e degustar os petiscos feitos com frutos do mar.

Nos bares e restaurantes rústicos da orla são servidas deliciosas moquecas de arraia e de cação, caldinhos variados, pastéis, peixes fritos, pirão de guaiamum e os tradicionais caranguejos. Há outras praias no Estado igualmente belas. A Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros, as praias do Abaís e Saco, em Estância e Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, no sul de Sergipe. Na mesma região, a praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda. No norte, a excêntrica praia de Pirambú, um lugarejo que no passado foi uma colônia de pescadores, que ainda resistem e mantêm-se na região.

Enfim, Aracaju é tudo de bom e do melhor. Com lágrimas nos olhos e coração apertado: Parabéns Aracaju!

1634874

aracaju_5

976083

aracaju

771533

aracaju_7

Sds.

Germano Araújo.

 

Anúncios

Responses

  1. Quando eu conheci ARACAJU, eu me apaixonei… quando Germano me propôs de irmos morar ai, fiquei na dúvida, até conhecer. Adoro mesmo… E adorei todos os amigos e a família que conquistei ai também!!!

    • OLá !

      Meu sonho tb é morar em aracaju , estou tentando ver em sites o que eu consigo lá , montar alguma coisa , adoro cozinhar . Já faço comida arabe aqui pra vender . Mas é muito dificil ver essas coisas de longe .
      Se vc tiver alguma ideia ou sugestão vou achar muito bo .

      Fica com deus e obrigado

  2. Maninho, estou adorando seus posts e esse ficou emocionante…
    Que bom q te lembrei do níver de Aju, né?! hehehe
    Saudade imensa de tu, meu amigo!!!

  3. Olha só, rapá!
    Isso não é mais um blog.. é uma fonte de pesquisa!! Ficou show de bola o post sobre a terra dos cajus, meu velho! E olha só que “mundo pequeno”… Uma das fotos (a da árvore de natal..) é do baixista que toca comigo na Sunway. Ele vai te cobrar direitos autorais.. kkk
    Abraço p voceis, casal 20!

  4. aracaju ér lindo d+ , posso falar com convição porq sou daí, tô morando no rio de janeiro q tbm é lindo+ nada se compara a minha terrinha.

  5. EU AMO DEMAIS MINHA CIDADE NATAL.
    DESEJO A TODOS QUE CURTAM MUITO NOSSA CIDADE, ELA É LINDA!!!!!
    SE EXITIR A OITAVA MARAVILHA, ESTÁ AÍ.

  6. EU AMO DEMAIS MINHA CIDADE NATAL!!
    CURTAM E CUIDEM, POIS ELA É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO. SE EXISTIR A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO, ESTAR AÍ!!!!!
    TENHO MUITAS SAUDADE.

  7. Olha aí…m conterrânio…Parabêns por postar
    coisas t. linda da minha cidade natal, revivo e sinto mtas saudades daí…vivo a 30 anos em Santos-Sp. mais n esqueço qdo posso sempre duma olhadinha . bjin.
    .

  8. Pergunta:
    Prciso de foto (s) da Av. Nova Saneamento vc sabe onde posso encontra?
    Obrigada
    Cristine

    • A princípio eu não sei. Mas caso encontre lhe envio.
      Sds.

  9. Sou Goiana mas amo Aracajú porem, como profissional do setor turístico, creio que aracaju poderá vir a ser a melhor e mais bonita cidade do Nordeste é so investir no turismo na gestão de qualidade, depois é so colher os frutos e abraçar as oportunidades.

  10. germano é robson, que trabalhou com vc em malhador, e ai rapaz, tudo bem, achei a matéria muito boa. abraço!

  11. aracaju é lindo de mais eu amo aracaju

  12. ESSE É ACIDADE MAIS BONITA QUE CONHEÇO DO NOSSO BRASIL

  13. visitei aracaju tenho varios parentes morando em aracaju fiquei muito felis por ter ficado 35 dias paseando e conhesendo esta belisima sidade e gostei muito talves serei um morador no futuro parabem aracaju suseço a todos dai sao migel do oeste sc atensiosamente

  14. Sou de Propriá e moro no RJ a 26 anos depois de 15 anos voltei para dá um passaeio fui a Propriá e Aracaju que a cada dia mais bonita e smpre que posso vejo as imagen pela Internet para matar as saudades, e se assim Deus permitir um dia eu volto a morar ai.

    • oi tbm sou de propriá mas mora em SP ñ no rio!!

    • cara conterrânea Gilvanete, até parece que o seu desejo é o meu desejo, apesar de não ter nascido em Propriá, foi em Aracaju, na Rua de Vitória, há exatos setenta anos e até hoje mantenho a esperança de retornar a morar na nossa querida Terra. Grande abraço e continue amando Sergipe com todas as suas belezas.

  15. sou capixaba mais adoro aracaju, e uma cidade maravilhosa.bjs

  16. sou DE ARACAJU apenas estou passando um tempo em vitoria espirito santo.com fe em deus em breve estarei de volta pra minha terra natal.pois amo de paixâo aracaju.

    • alo elenice , boa tarde pois aqui son 19.49 h. eu moro en Ibiza na Espanha , disculpa a maneira de contatar con vc e disculpa meu portugues , esto casado con uma baiana e temos dois filhos o motivo dese mensagen e contatar con persoas de Aracaju para fazer amizades e intercambiar informacoes , porque nossa vontade en um futuro nao muito longe e morar en Brasil , depois de pesquisar muito decidimos escolher Aracaju cidade que conhecemos um poco , por varios motivos , perto da Bahia , cidade tranquila pequena bom clima boas praias tudo o que precisar para os filhos e para nois , si vc quer compartir nossa amizade le agradeceria muito um abrazo e muito obrigado.

  17. Nasci nessa cidade maravlhosa hj moro no E.S mais morro de saudades…bjuss

  18. ai pessoal tive uma proposta d um amigo p c mudar p aracajú, trabalho n area d saude sera q devo ir?

  19. Aracaju é linda demais,é a orla mais bonita do Brasil,e eu conheço o nordeste quase todo,mas ARACAJU me encantou,calma,tranquila,limpa,as pessoas são hospitaleiras,penso quando me aposentar morar lá,porque moro em BH e quero ter uma vida com qualidade na minha velhice,e la´com certeza vou ter. beijosssss

  20. De Goiás até Amazonas conheço tudo. Posso afirmar com toda tranquilidade que, melhor qualidade de vida, em se tratando de capitais brasileiras, não existe melhor que Aracaju.

  21. De Goiás até Amazonas conheço tudo. Posso afirmar, com toda tranquilidade, que, qualidade de vida, em se tratando de capitais brasileiras, não existe melhor que Aracaju.

  22. Poxa! Eu nunca fui em Aracaju, mas estou encantado com a cidade.
    Moro em Salvador, que é uma cidade bonita também, mas tenho desejado sair daqui pois procuro um lugar que seja bonito e traqüilo para morar… por muito tempo pensei um morar em Ilhéus-Ba, mas acho que agora mudei de idéia rsrs.
    Certamente tentarei ir morar em Aracaju!

    Aproveito para parabenizar a belíssima matéria!

  23. PARA MIM ARACAJU VAI SER CAPITAL MAIS LINDA DO BARSIL PORQUE EU AMO ESTA LINDA CIDADE DA QUI MAIS 10 ANOS LINDA DO NORDESTE

  24. Sai dai com 6 anos, fui criado aqui na Bahia e ñ sabia que era tão bonita a minha terra natal, vou procurar meu pai que tem 20 anos que ñ vejo ñ sei onde está e como encontra-lo mais fiquei bastante animado para ir, e farei planos de visitar minha terra o mais breve possivel…..

  25. Sou sergipano,de neopolis…mas moro moro
    em sao paulo ah mais ou menos 30 anos…
    e ah alguns anos anos venho visitando a
    minha irma que mora aih em aracaju…e cada vez que a visito fico maravilhado com a cidade.
    tanto eh que jah estou me preparando pra ir
    morar aih anda esse ano!!!…com certeza
    a minha terra eh a mais linda do Brasil!!!

  26. nossa aracaju está linda infelizmente estou muito longe e não pude ve-la crescer tanto e ficar tão linda.mais graças a Deus que ainda tem internet para contemplar tal beleza.bjs cuide bem da nossa aracaju.aqui do rio de janeiro paula um chero aracaju!!!!!!!!!!!!!

  27. essa e cidade mais linde do mundo que eu vivi todos edde ano da milha vida

  28. já visitei varias cidades do Brasil, mas nada se compara a essa cidades unica lugar onde fui mt feliz. È inposivel nesse lugar ser infeliz, só os que n sabe olhar para essa belaza.

  29. Saudade da minha terra…Londrina/PR

    • VC É DE LONDRINA E VEIO FAZER OQUE AQUI EM AJU?
      SOOU DE MGÁ

  30. Eu sou sergipano com muito orgulho e amor maior!! nascí na segunda cidade + bela do mundo!! PROPRIÁ, pq a 1ª é ARACAJU!!
    Morro de saudade desta cidade q tive a alegria e o prazer de morar aí por um ano antes de vir morar aqui em Sampa, mas meu sonho é de um dia voltar para Aracaju e ser feliz por completo!!
    cuidem da nossa cidade e para aqueles q acham q aí ñ presta venham morar em São Paulo ou qualquer outra cidade do brasil e verás q melhor q ARACAJU ñ há!!!

    • oi sou de recife ,mais até uns dois mesés atrás morava em Aracaju, passei 8 anos da minha vida lá, e agora sinto muita de ver a lua cheia quase tocando o mar . A queles momentos mim proporcinava imensa paz e tranquilidade, a orla e maravilhosa , bom pra galeira q não conhece vale muito apena conhecer como eu tó muito longe to no sul talvez só no ano que vem .tchauuuu!!!!

    • Só um Sergipano conhece o amor que nós dedicamos a essa Terra. Parabens João Francisco. Também sou de lá e moro no RJ e concordo com tudo que vc disse.

  31. Sou de aracajú ,moro em São Paulo há 22 anos,Estudei,casei,constitui familia e todo meu patrimôniol em São Paulo,sempre que posso vou até Aracajú.E realmente Aracajú é uma cidade encantadora e cheia de glamour,acho que a melhor do Norte Nordeste para morar.Um dia volto….ou então visitarei todos os anos seguidos,dividindo o tempo entre São Paulo e Aracajú.São por negocios e Aracajú por prazer.

  32. sou do ceara + morro em manaus ak o trasito e terivel nao ten praias alen da cidade ser um pouco violenta morro ak desde os 7 anos meu sonho e voltar pro nordeste onde eu nasci mais nao conheço e a cidade q kerro morra 100 duvida vai c aracaju essa cidade ten tudo d bon sempre vejo fotos da cidade na nt parabens ao povo de aracaju pela essa cidade modelo d +

  33. Estou pesquisando mudar p Aracajú, sou de SP,à 6 meses estou morando na Bahia, Arraial dAjuda…
    Agora estou procurando uma cidade maior e está entre Aracajá e Cuiabá….
    Se alguém poder me ajudar..
    Agradeço muito…
    Aracajú é unanime entre todos q pesquiso….e já estou a uns 2 meses pesquisando..
    Sorte a Todos!

    • Não precisa nem pensar muito, Aracaju é a melhor opção.
      Sou de SP e conheço Cuiabá, por isso digo-lhe que Aracaju com seu povo muito receptivo é a melhor escolha. Boa sorte.

    • Oi SAura !

      Vc ja mudou ?
      Meu sonho tb é esse , me mudar pra aracaju , mas estou pesquisando e espero me decidir ate o final do ano .

      Abçs
      Cristina

  34. Que lindo!!!!!!, este post. sou de Goiânia e já visitei Aracaju. adorei muito linda está cidade a Orla e uma da mais bonitas que conheço. Parabéns pela linda cidade.
    Lúcia.

  35. Mto bonitas suas palavras e acima de tudo verdadeiras!
    Fazem 3 anos que nao posso ir a Aracaju e sinto mto por isso. Sou de Niterói RJ mas passei minha adolescencia ai e nao poderia ter sido melhor. Sinto saudades de tudo, da praia e da orla de Atalaia, do por do sol, do vento forte, do sao joao, da tranquilidade e do povo.

    É isso!

    Fiquem com deus!

    bjos

  36. É bonita, é bonita e é bonita!!! Eu amo Aracaju!!!

  37. Saudades de Aracaju.
    Sou Sergipano de Riachuelo, tenho mais de 20 anos na Bahia.
    Aracaju é linda

  38. Aracaju é uma terra muito bonita sou baiano da cidade de Feira de Santana amo minha terra,mas confesso que tenho uma atraçao por Aracaju.

  39. Sou de São Paulo , estive em Aracaju a dois anos atras, amei de paixão, estou pensando seriamente em me mudar para esse Estado maravilhoso, sou psicologa perita do transito, será que essa cidade tem um cantinho p que eu possa fazer um bom trabalho? São Paulo está muito cheio de tudo não so no transito em geral.
    deixo meu rec. Amei aracaju e recomendo a todos que queira passar umas ferias ou um final de semana, as prais de de Aracaju são lindas .. . Parabéns pela Cidade Limpa e cheirosa.

    • Oi Tania !
      E eu q nunca estive em aracaju e sou apaionada por la.
      Quero ir morar lá tb . Quem sabe ate o proximo ano eu já esteja realizando esse sonho .
      Quero montar algo referente a comida .
      Se tiver alguma sugestão pra me ajudar será bem vinda.

      Abçs
      Cristina

  40. Sou gaúcho, mas eu e minha familia pretendemos
    nos acampar definitivamente aí em aracaju. Iremos, inicialmente a passeio, depois acreditamos que vamos nos mudar definitivamente. que deus nos conceda esta primazia.

  41. Aracaju linda né essa cidade me orgulho de ser segipano e morar nessa linda cidades….

  42. oi tb acho que acidade mas bela pois é a cidade de qualidade de vida.

  43. Galera !!! q é isso!!! depois dizem q baianos é q são apaixonados por sua terra!!! o blogão ta massa!!! depois dessa só indo conheçer Araka… rsrsrsrs

  44. Olà galera so um italiano que mora em Salvador, nao conheço Arcaju, mas esse belo site me deu vontade de conhecer a cidade.

  45. Eu nunca fui em aracaju mais e meu sonho pq meu namorado e da ir e ja ouvir fala coisas belissimas…♥

  46. Aracajú é simplesmente maravilhosa! Eu a conheci agora em dezembro. Fiquei apaixonado e com vontade de voltar.

  47. como esta linda aracaju!!!parabens para vcs.

  48. SOU SERGIPANO COM MUITO ORGULHO SOU DE DE PORTO DA FOLHA-SE
    MORO EM SAMPA A 18 ANOS, MOREI EM ARACAJU ALGUM TEMPO, ESTOU ENCANTADO COM O CRESCIMENTO E EVOLUÇAO DESSA LINDA CIDADE. MATO MINHAS SAUDADES VENDO FOTOS VIA INTERNET.
    FUTURAMENTE ESTOU VOLTANDO PARA MINHA
    LINDA CIDADE

    • sou buraqueiro também cara

  49. Sou gaúcha.. estou em Salvador, mas quero muito morar em Aracaju! Sou professora, formada em Letras Português/Espanhol e tenho pós-graduação em Orientação Educacional!! Estou precisando de ajuda, contatos, saber onde procurar, quais jornais são os mais lidos, o mercado de trabalho, tudo!! Se alguém puder me dar uma “mão”, fico muuuuito grata!!
    Parabéns pelo blog, fantástico!

    • Oi Daiane !
      Sou de Goiania e mora a 6 em brasilia, mas quero morar em aracaju , desejo ir até o final de ano, quero montar alguma coisa , rferente a comida . Se alguem quizer me ajudar ,tb aceito orientações . Desejo tudo de bom a vc .
      Quem sabe um dia nos conhecemos e viramos amigas .

      Abçs
      Cristina

  50. Visitei Aracaju no final do ano e fiquei perplexa ao ver tanto lixo na rua.
    Cascas e mais cascas de amendoim jogadas no chão!
    A orla marítima é bela, limpa, mas andando lá pelas bandas da rodoviária antiga, meu Deus!
    Lamentável.

  51. Sairei de Porto Alegre/RS para morar em Aracaju no meio deste ano por motivos profissionais e estou encantada com suas fotos e comentários. Não conheço ainda a cidade mas já acredito que será maravilhoso viver em Aracaju!!!

    • Nossa micheli que legal heim !
      Meu sonho é viver em Aracaju e sem conhece-la .
      Seja muito feliz .
      Se der me conte como esta tudo tá !
      Abçs
      Cristina

  52. sou de minas e moro nos estados unidos e cada vez que eu entro no site de aracaju me apaixono cada dia mais com esta cidade. Parabens a vces habitantes dai.Penso um dia talvez em ir morar nesta cidade linda e com uma infra estrutura muito boa. Prabens …………………….

  53. Aracaju é a cidade mais linda do Brasil, estive a felicidade de mora nesta linda capital e criar meus dois filhos, terra de gente hospitaleira e atenciosa, não sou Aracajuano de nascimento mais amo Aracaju de Coração.

  54. Olá,
    sou de São Paulo e fiz minha opção de férias por ARACAJU em agosto/10. Pelo que vejo no seu blog, a cidade realmente é linda. Gostei também das pessoas que deram opiniões sobre o local. Espero que possa me sentir em casa como quando visitei outras capitais do NORDESTE. Esse povo é SHOW…Viva o povo BRASILEIRO, atencioso, simples e acoledor.
    Parabéns pelas fotos.

  55. É só acompanhar os comentários, fazer as malas e partir para Aracaju, depois respondam se tudo não é a pura verdade.

  56. Oi pessoal!!!!!!
    Sou suspeito pra falar dessa cidade maravilhosa que é Aracaju. Moro em Brasília mais venho nesta maravilha pelo omenos umas quatro vezes por ano. Ja me considero sergipano. Conheço o Brasil todo mais para mim Aracaju é maravihosa, linda, tudo de bom. Agradeço a Deus e a todo povo de Aracaju por existir uma cidade tão diferente e tão acolhedora.
    Obrigado a todos

  57. nasci em aracaju mas moro em goiania,estou muito satisfeito por saber que minha terra esta se tornando uma das mais belas capitais do brasil,de um povo simples e acolhedor ,estou louco para rever minha terra e espero que seja em breve um abraço a todos os sergipanos .

  58. Sou mineira, moro em Varginha mg,mas quero muito morar em Aracaju! Sou professora, formada em Letras Português/Espanhol e tenho pós-graduação em Orientação Educacional!! Estou precisando de ajuda, contatos, saber onde procurar, quais jornais são os mais lidos, o mercado de trabalho, tudo!! Se alguém puder me dar uma “mão”, fico muuuuito grata!! Mary

  59. SE ALGÉUM FALAR MAL DE ARACAJU É PQ É BAIANO, NÃO CONSIDEREM.
    KKKK

    • João, respondendo a sua grosseira e mal educada colocação nós baianos adoramos essa terra, que é cheia de encantos, a começar que eu encontrei o amor da minha vida aqui na sua terra e com certeza irei me casar com ela, agora eu sugiro não só a vc como aos Nordestinos em geral que conheçam a Bahia e vc ou qualquer outro irão concordar que ela é linda, mágica e histórica, afinal foi por onde fomos descobertos e a primeira capital do Brasil, (poxa merece respeito) sei que muitos não gostam de Salvador + como soteropolitano que sou ela tb tem sua magia e não falo só do carnaval, temos uma das maiores orlas do Brasil em extensão, sem querer ser advogado do diabo e por adorar a sua terra exigo sim respeito ja q eu chegue na sua cidade e adotei-a tb como minha, Salvador é uma terra de oportunidades + so se estabelece quem tem competencia, aliás em qualquer lugar do pais, sou um viajante conheço vário locais o Brasil cada um + lindo que o outro e te digo Nordeste e Sul são belezas completamente diferentes e nós Nordestinos temos que nos valorizar e respeitarmo-nos parar com essa besteira de lá é melhor que aqui ou vice versa pois só quem pode opinar dessa forma é que ja conheceu muitos lugares do Brasil e o melhor lugar é aquele em q nos sentimos bem não importa onde seja, eu me sinto bem em Aracaju e gosto muito da minha terra, desculpe se fui mal educado.

  60. Sou baiana e nao falo mal de Aracaju. Atualmente moro na Italia e espero, qdo voltar ao Brasil, morar em Aracaju. A cidade é limpa e organizada, nao tem grandes favelas e o povo tb é cordial. Alem de ser a capital mais proxima de Salvador, 320Km, o que lhe confere grande vantagem !!!

  61. Tenho 31 anos e sou de Aracaju,gosto da minha cidade e tenho orgulho de ser daquí.Comparando com outras capitais sei o quanto ela é limpa,iluminada,com grandes avenidas,com belas praças conservadas,calsadões,ciclovias,parques… Ela é muito limpa e tem a orla mais bonita do Brasil.Para quem não é daquí venha conheser essa linda tranquila e hospitaleira cidade.

  62. Sem dúvidas, esta é uma das melhores postagens que já li na internet sobre a minha cidade. Parabéns Germano Araújo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: