Publicado por: Germano Araújo | 18/10/2009

Um convite a reflexão, você aceita?

O pensadorÉ do ser humano “pensar” e sobretudo “questionar” as variáveis da vida que nos rodeiam, ou seja, discutir sobre um assunto que nos intriga é de nossa natureza. E esse questionamento confude-se com a definição de reflexão. Refletir é pensar, questionar ou abordar um tema que muitas vezes nos intriga.

Uma das imagens que retrata a reflexão é a famosa escultura de bronze do escultor francês Auguste Rodin intitulada de “O pensador”. A escultura retrata um homem em profunda meditação, soberba, lutando com uma poderosa força interna.

Aonde quero chegar com tudo isso? Não sei ao certo. Mas com os acontecimentos deste ano, principalmente pela perda do meu primo Xande, acho que é hora de refletir sobre nosso papel aqui no mundo.

PensamentoO que acontece quando morremos? Mais do que isso: se eu morresse hoje, eu ficaria orgulhoso do que fiz, da história que construí, das ações que pratiquei na vida terrena?

Aí é onde eu acho que está o cerne da questão. Um homem precisa ter consciência do caminho que está trilhando, para não se perder e acabar estacionado na estrada esperando a morte chegar.

Muitas das vezes escutamos de alguma pessoa, próxima ou não, talvez até mesmo através de filmes, o questionamento de como deve ser vivido a vida. Do quão é importante preservarmos nossas amizades e famílias. Mas o fato é que, infelizmente, geralmente fazemos este tipo de reflexão quando acontece algo de consequências imprevisíveis conosco ou com alguém muito próximo. Pelo menos foi que aconteceu comigo.

Construímos nosso castelo e vivemos nele até que a onda e o vento cheguem. E é hora de mudar. É hora de começar uma nova construção. Mais forte e segura. É hora de refletir! De um jeito ou de outro…

InterrogaçãoPerguntas conhecidas que você sempre tem em mente, mas deixadas para responder em outro momento, afloram com uma força brutal nunca antes sentidas e que, precisam e devem, ser respondidas. É nessa hora que você percebe que a hora da reflexão chegou e medidas devem ser tomadas e sobretudo encaradas de frente. De cabeça erguida!

Chegou a hora de reavaliar sobre nossos conceitos e valores. Acredito profundamente que tudo neste mundo tem seu tempo e que cada coisa tem sua ocasião. Chegou a hora, porque viver é aprender a viver.

Quero viver e não passar pela vida. Quero e vou à luta com determinação. Peder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito pra ser insignificante.

Por enquanto, o que posso refletir e o que tenho possibilidade de ajustar é a forma com que estou vivendo. Minha meta é tornar a minha trajetória digna de ser lembrada pelos que vão continuar vivos e de ser assinada por Deus. O exame interior que já fiz – de forma breve, confesso – agora sim, aponta que eu estou na direção certa. E agradeço isso a Xande.
 
e vc?É claro que me falta adquirir muitas virtudes para fazer o bem, como mais coragem, ousadia e um pouquinho mais de discernimento. De forma geral, no entanto, acredito que meus princípios e valores estão bem estruturados e minhas atitudes estão de acordo com eles, na medida do possível. Afinal, não sou dono da verdade e ainda vou errar muito.

“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa”. Não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
 
Mas e você, o que fez da vida até agora? Tem valido a pena?

Sds.

Germano Araújo.

Responses

  1. Germano.
    Essa luta constante pela melhoria interna e pelo que posso fazer para melhorar e construir o mundo é um Norte, especialmente porque tento mostrar ao pequenos de casa como deve ser o crescimento correto, prudente, responsável e, principalmente, com amor, respeito e doação ao outro e aos nossos.
    um grande abraço

  2. Gê,parar p/refletir é necessário pois precisamos saber discernir o certo/errado o que muitas nos vezes confundem.Quando perdemos alguém tão próximo como Xande ficamos pertubados e sem respostas,porém é preciso continuar e não desistir.Que a partida de Xande nos faça refletir e nos mostrar que a vida deve ser vivida com amor e por amor foi isso q/ ele fez e deixou.bjs,te amooooo!!!!!!!!saudades!!!!!!!!!!!!

  3. ainda é muito dolorido e agudo a perda deste irmão, mas a frase que mais demonstra os meus pensamentos atuais são: viver e não passar pela vida, sim viver, estar junto de quem ama, falar que ama, não reprimir desejos, em especial as viagens pra se fazer presente junto dos familiares, como é o seu caso, e como é o meu tambem, tambem devo isso a curupas, seria melhro aprender de outra forma, talvez junto com ele isso… mas não foi assim que aconteceu. forte abraço mano.


Deixe um comentário

Categorias

