Publicado por: Germano Araújo | 01/07/2009

Saudosismo: Colégio de Aplicação-SE

01

Caros amigos,

Hoje venho compartilhar uma parte da minha adolescência que tenho um imenso saudosismo dela. E grande parte dela se deve ao meu 1º grau e 2º grau em que tive a oportunidade de fazê-los no Colégio de Aplicação de Aracaju. Engraçado que na época dos exames para admissão eu fazia de tudo para não poder entrar. Lembro-me de minha mãe louca com isso. E uma vez que tive só um pouco de “lucidez” e fiz a prova, fui agraciado pela aprovação em que sou muito grato a esse pequeno momento de “lucidez”.

O Colégio de Aplicação surgiu em 30 de junho de 1959, incorporado à Faculdade de Filosofia que originou a UFS. Após a inclusão do antigo 2º grau, em 1965, veio, em 1968, para as instalações da Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, mas ocupava as salas das didáticas, juntamente com os universitários até 1994, quando ganhou a sede própria, onde atualmente funciona.

A instituição possui aproximadamente 500 alunos distribuídos entre o 6º ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio. Normalmente a seleção é feita apenas para aquela série, mas a depender da demanda de vagas, as outras podem abrir oportunidades ocasionalmente.

Posso afirmar sem nenhuma demagogia que meus melhores amigos foram conquistados nessa época, onde a responsabilidade era apenas a de estudar. O resto era pura inocência e diversão. Confesso que a tal da diversão e gozação continuam até hoje. É impressionante a tamanha criatividade das criaturas que fazem parte desse grupo como também é impressionante a união e sobretudo o respeito mútuo.

Uma coisa super positiva em que o Colégio de Aplicação nos proporcionou foi a responsabilidade adquirida com o meio em que convivemos. Saber que tudo há regras e que as mesmas servem para serem seguidas, conquistadas e sobretudo comentadas. Senso crítico, liberdade e consciência política foram outras virtudes proporcionadas pelo Colégio de Aplicação.

08

Como na época não ligava muito para o mundo, pouco me importava em fazer registro dessa magnífica época. Mas ainda bem que existia uma pessoa que tinha essa preocupação de registro. Desde já agredeço a amiga Miloca (Camila) que cedeu estas fotos para o Mano’s Blog.

06

E como falei antes, a turma anda sempre em contato. Sendo assim, todas as vezes em que vou a Aracaju é claro que marcamos alguns churrascos e encontros para nos rever e contar as novas e velhas estórias. Como o tempo não pára, muitos estão casados, com filhos, enrolados, solteiros, carecas (eu!!), gordos, magros….Enfim, todos mudados. Abaixo segue uma foto da última vez que todos nos encontramos para confirmar minhas palavras acima (kkk).

SDC10126

Termino este post surper pessoal afirmando o quanto foi importante e agradável ter estudado do Colégio de Aplicação de Aracaju e que tamanho meu respeito pelo mesmo. Agradeço também aos amigos e amigas de sempre!!!

Sds.

Germano Araújo.

Responses

  1. Hoje morro em são paulo mas nunca esqueço da minha cidade querida aracaju te amo muito um dia eu volto.te amo teamo demais.


Deixe um comentário

Categorias

