Publicado por: Germano Araújo | 01/04/2009

A dor que dói mais…

lagrimas_de_saudadeInevitávelmente eu escreveria sobre este tema. Não só porque tal sentimento aflora em mim algumas vezes,  mas sim porque sei que ao menos 1 dia alguém já passou ou irá passar. Bater com a porta no dedo dói. Um pontapé, um tapa, um soco e enxaqueca dóem. Bater com a cabeça na quina de algum lugar dói. Morder a língua dói. Pedra na vesícula ou no rim dóem, e muito!

Mas sabem qual é a dor que dói mais? Para mim, a dor da saudade. Essa é de lascar! Saudade dos amigos, dos parentes mais próximos (tios, tias, primos e primas), da cidade natal, da cidade em que se mora. Saudade de quando era mais novo. E da família então?!…Essa dor é indescritível e inigualável. Principalmente quando a saudade é causada pela distância. Essa me acompanha desde 2003 e parece não ter fim.

08Segundo os dicionários da vida, distância é o espaço entre duas pessoas ou coisas; longitude; intervalo de tempo entre 2 momentos; separação; afastamento; diferença entre categorias sociais; extensão.  Obviamente que distância é muito mais que definições de qualquer que seja o dicionário.

A distância não foi feita para ler. Foi feita para sentir. Mas mesmo assim, sendo sentida, a distância fica sem uma definição concreta. Algumas pessoas definem como algo ruim. Mas será que é mesmo ruim? Realmente não sei se é algo bom ou ruim. Confesso que depois que a distância aportou sobre minha vida, comecei a valorizar muito mais a amizade, as coisas deixadas pra trás e sobretudo a minha família.  A distância no fundo, retrata-se em saudade, porque saudade é o fato de sentirmos falta de alguém ou de algo e a distância é um dos grandes causadores da saudade.  

14E a saudade? Como é definida? Voltando aos dicionários, a palavra vem do latim “solitas, soltatis (solidão), na forma arcaica de “soedade, soidade e suidade” e sob influência de “saúde” e “saudar”.  Para mim, segue no mesmo caminho da distância. A saudade foi feita pra sentir. E como se sente. Como escrevi no início, para mim é a dor que mais dói. Mas desta dor imensa, ela ainda se duplica, triplica ou até mesmo quadruplica quando a saudade é de quem se ama. Não importa a quem se ama, se é a esposa ou marido, se é mãe ou pai, se é filho ou filha, se é amigo ou amiga ou muito menos um cão ou um gato. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudades da presença, e até da ausência consentida.

Lembro-me dos meus dias de domingo quando morava com meus pais em Aracaju. Praticamente trancado no meu quarto sem ver ninguém. Mas eu sabia que minha mãe, meu pai e meu irmão estavam lá pertinho. E eles por sua vez também sabiam que eu estava ali, quieto, assistindo televisão. Você pode ficar o dia sem vê-los, e eles também, mas sabia-se amanhã.

04E quando a distância entra em seu caminho? O que sobra é uma saudade que ninguém pode deter. Saudade é não saber. Não saber qual camisa seu irmão vai usar. Não saber se sua mãe está indo ao médico como você falou. Não saber se seu pai continua pintando o cabelo. Não saber se continuam andando todas as manhãs. Não saber daquele amigo ou amiga. Não saber como anda seu animal de estimação.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Li uma frase de Henrique Maximiliano Coelho Neto que achei interessante: “A casa da saudade chama-se memória: uma cabana pequenina a um canto no coração”.

09Quantas vezes nós nos encontramos dentro dessa cabana? Às vezes até escolhemos ir para lá. Às vezes somos tragados para dentro. Em algumas dessas visitas estamos nesse cômodo que rouba por alguns segundos um sorriso, e no auge da alegria experimentando uma sensação gostosa que rompe em riso, em fração de segundos, faz brotar uma lágrima. O coração aperta, revela a incerteza de como chegamos lá sem sabermos o que vamos encontrar. Por mais alegria das boas memórias e até mesmo das más, em algumas ocasiões traz a certeza do nunca mais. Aí as lágrimas multiplicam-se e molham os lábios, que teimam em sorrir, ao olhar o bom que houve.

01Não é possível escrever com exatidão todo este cenário místico que nos transcede a saudade. Mas nesse entra e sai da memória, em que você não escolhe o fato, a pessoa, o momento ou o lugar, descobre-se enfim, que a vida, a cada instante ou melhor, a cada milésimo de segundo, deve ser celebrada. Sendo assim, aumentam-se as cabanas, cômodos ou o que seja, eternizando aquilo que é precioso e mantendo aquecido e afinado o canto do coração.

E para finalizar, acabo com uma pergunta: Qual anda sendo sua definição para saudade e distância?

Sds.

Germano Araújo.

Responses

  1. “…Que tristes os caminhos, se não fora
    A presença distante das estrelas!” (Mário Quintana)

  2. “Ê Saudades que mora no meu coração”… Desde que aqui (Equador) cheguei, ela anda sempre comigo…
    Saudades dos sorrisos, broncas, das brincadeiras, das crianças…
    Do almoço de domingo, que sai tarde, já quase na hora da janta…
    Nossa, como é dificil estar longe. Não participar do cotidiano, das boas e más fases. Da gravidez dos amigos!
    Definição de saudade?? Dor, alegria, riso, choro!!! Mas também um sentimento que te traz a certeza daqueles que vc ama.
    Definição de distância? Estar longe, mas não só longe fisicamente, porque as vezes estamos distantes daqueles que está do nosso lado. E não percebemos o quanto é importante fazer parte da vida de alguém.
    Saudades é a palavra que mais escrevo ultimamente.
    Saudades…

  3. Não existe definição para qualquer sentimento. Independente da sua dimensão é impossível se mensurar quanto de espaço a cabana ocupa em nossos corações. Sinto saudade dos meus 10 anos, das férias, dos feriados e dos aniversários em que toda a família marcava presença. A distância fez com que cada um dos meus primos tomassem rumos diferentes, alguns casados, outros descasados, alguns pai de 6 filhos, outros ainda solteiros. O tempo passou, o amor não mudou, mas a saudade vive na nossa cabaninha desde então. Sinto saudade de brincar de vídeo game com meu padrinho. Das balas de côco da minha madrinha. Sinto saudade do tempo que minha mãe reclamava todos os dias no meu ouvido … Interessante que algumas vezes, ao som de determinada música, a gente consegue montar todo o cenário e sentir a presença de quem está longe ou até mesmo de quem não está assim tão longe. Saudade de tardes no cinema, saudade de conversas, saudade de tardes de verão, de manhãs chuvosas, saudade de pele, saudade de cachorro-quente com amigos, saudade de aniversário de criança. Enquanto eu viver a minha cabaninha vai estar no cantinho do meu coração e ela é sempre aquecida quando eu ouço algumas músicas especiais que acompanham a minha vida. O melhor de tudo é que nem a saudade e nem a distância diminuem o amor …

  4. Saudade é só ter a certeza de quem gosta de você é quando ela já está longe.
    Distânica é só poder fazer o outro ter certaza de que você gosta dele quando ele já se foi!

  5. Gê,só hoje li o q/vc.escreveu s/a dor q/doi demais.meu filho essa dor me consome desde aquele dia que lhe deixei em Ouro Preto amanheço e anoiteço com ela e como tem sido dificil essa convivência,mas acreditando em Deus tudo é possível principalmente por saber que vc está feliz e q/encontrou uma pessoa p/dividir c/vc alegrias e tristezas.te amoooooooooo!!!!!!!bjs.

  6. Pode crer, meu garoto!
    Saudade é um negócio complicado, mas ainda bem que temos como nos comunicar mais facilmente nos dias de hj, se não o caso ficaria mais complicado…

    Mas o bom da saudade é matá-la. E esse dia chagará em breve!!

    Abração p vcs dois que moram no meu coração!
    😉

  7. Grande Ferrugem !!!!!
    Germano, a saudade é poderosa. A saudade nos faz valorizar a vida, a família, os amigos, a cidade natal. A saudade nos faz crescer muito.
    A saudade nos transforma em poeta. É ótimo sentir saudade. Pena daquele que nunca a sentiu.
    Parabéns pelo texto. Aproveite a inspiração e faça uma música e presentei seus amigos quando chegar aqui em Aracas.
    Abraço saudoso.

  8. Asaudade é uma maneira por qual valorizamos a amizade.
    Um beijão pr voce e Jeanne
    Até breve

  9. a saudade e uma dor frequente, aquela pequena dor que nao para, tento analisar de forma positiva a distancia, o que e mais dificil, pois as perdas com o afastamente das coisas que se ama e muito duro, entao analisando tudo o que aflora em nossa cabeca com a tal saudade de certa forma nos tornamos mais humaizados, so que como tudo na vida, tb acontece um pouco do oposto, pra nao ficar sensibilizado o dia todo, afinal o motivo da distancia nao iria permitir isso, nos fazemos de fortes, engolimos a saudades um pouco nos atolando em trabalho, e da mesma forma que temos momentos sensiveis temos momentos de total oposicao a este sentimento, o que nos faz mais cascudos, duros na queda de certa forma. Sofro dessa tal saudade agravada pela distancia tb mano, a diferenca e que eu continuei aqui em aracaju, e a outra parte que se distanciou, mais a dor e na mesma intensidade, e com certeza os momentos juntos nunca seriam tao aproveitados como sao. Mais eu acredito muito que existe uma distancia maior ainda, e essa eu ainda nao sei fala sobre ainda, que e a dor da perda pra sempre, a distancia infinita, ditas por muitos como mudanca de plano, desencarnacao, bater as botas, ir dessa pra outra melhor… morte. Essa deve ser doida.
    forte abraco

  10. “Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”

    Clarice Lispector

    Saudadonas Mano!!!!
    Um beijão

  11. ……Respirando fundo….
    Chorei em todos os comentarios…no texto nem se fala!Forte, intenso, detalhado!!!….Em julho faz 6 anos que vivo isso….E muito caro o preco que se paga e que envolve tanta gente para nos tornarmos “estrelas”…E pq e isso que somos qdo voltamos para terra natal…Ricos, bem sucedidos…E vejam so os conflitos que passamos!!!Nao sei se todo dinheiro que se ganha ira um dia compensar essas perdas…mas sao escolhas…temos que assumi-las!!!Muita paz para todos!!!B.

  12. É isto, Germano. A saudade anda de mãos dadas com a distância mesmo que não saibamnos qual a distancia necessária para originar a saudade. Mas, é este subjetivismo que faz nascer um poeta. Tua saudosa manifestação foi escrita em forma de poesia que contagiou todos nós e fez crescer a saudada que sentimos de ti.
    Amplexos
    Raimundo

  13. POis é Mano, essa tal de saudade dói demais mesmo! Aperta o peito de uma forma e não nos deixa dormir. Ás vezes eu sentia que a dor da despedida era ainda maior..literalmente rasgava o coração…Mas há um consolo: um dia isso passa, apesa de em muitos momentos não acreditarmos nisso!
    E, no dia que a distância volta a ser mínima, passamos a sentir uma alegria imensurável e agradecemos a Deus por cada dia que estivemos longe, pois eles nos fizeram valorizar cada dia perto!
    beijo grande
    Aninha

  14. saudade é coisa de bicha, que a distância faz revelar em todos.

  15. Saudade… “nada mais é o Amor que ficou” .

  16. Saudade é o ” amor que ficou” , seja de Pai, Mãe, irmão (a), amigos,namorado (a), esposo (a), filho (a), vó, Tias, primos.. etc , enfim, se você ama essas pessoas e se elas realmente são importantes para vc, com certeza irá sentir Saudades em algum momento da sua vida.
    Felicidades e Paz para vc e toda a Sua Família.

  17. […] coisa que me chamou atenção foram os comentários sobre a saudade, em que pude observar que muitos deles relacionavam-se a ausência. Principalmente em relação a […]

  18. […] dia 01.04.2009 escrevi aqui sobre a saudade e no dia 24.06.2009 escrevi sobre ausência em decorrência dos vários comentários deste último […]


Deixe um comentário

Categorias

