Publicado por: Germano Araújo | 20/03/2009

Força de Vontade!

01Pelo menos 1 vez por dia essa frase martela na minha cabeça. Atualmente, acredito que seja devido ao meu esforço para reduzir de peso. Mas confesso que a muito tempo ela lateja em minha mente.

O que me fez novamente lembrar e a decidir a escrever hoje sobre a dita cuja, foi um texto engraçado que li num blog sobre um cara conversando com a sua força de vontade. Abaixo transcrevo parte do texto:

“No fim, com várias calças no armário prontas para usar, restará eu e minha força de vontade. Sozinhos, os 2. Como numa ilha. Eu vou começar a conversa, e minha força de vontade vai responder, porque ela cuida muito de mim. E me ama, eu sei.

Eu: – Hum, acho que um cachorro-quente cairia bem.

rindo_de_si_mesmoForça de Vontande: – Gustavo, você acabou de perder 15 kg. Larga disso, garoto.

Eu: – Cara, mas imagina só: pão francês quentinho, salsicha Santo Amaro, carchup Heinz, mostarda, maionese….

Força de Vontande: – Larga disso, larga disso…o pior mesmo é o pão francês quentinho.

Eu: – Pior, por quê?

Força de Vontande: –  Ah, você sabe…

Eu, sorrindo e gesticulando com as mãos: – Umas batatinhas palha…

05Força de Vontande: – Carboidrato com proteína engorda tanto…

Eu, quase me afogando em saliva e com os olhos em chamas: – Com uma tirinha de bacon em volta da salsicha…

Força de Vontade: – Você está abusando.

Eu, à beira do colapso: – E uma colherada de maionese Hellman´s para arrematar. Ah, e mostarda escura.

Força de Vontande: – Puta que Pariu! Mostarda escura. Ok., corta a maionese e o bacon, manda para dentro que a vida é curta”.

Pois bem. Eu sei que muitos consideram como um jargão desgastado assim como as palavras persistência, perseverança, fraternidade, solidariedade, dedicação….Mas, voltando na “Força de vontade”, o que isso significa? O qual tanto ela é importante para o ser humano? Ou não é importante? O que ela gera? Quais benefícios ou malefícios ela nos traz? Por que alguns têm uma força de vontade inabalável, são persistentes e destemidos, incapazes de desistir? Mesmo deparando-se com obstáculos diários, superam terríveis dificuldades, vão em frente e concretizam os seus objetivos, enquanto outros… desistem no primeiro passo, ao primeiro sinal de dificuldade?

Se formos procurar algumas estatísticas sobre o assunto ficamos um pouco surpreso com os resultados. A força de vontade está em baixa. Quando do assunto é reeducação alimentar, as estatísticas mundiais dão conta de que apenas 2% conseguem ultrapassar o primeiro ano, cumprem os objetivos e conseguem manter os novos hábitos alimentares. E, quando o assunto são os vícios, o cenário não é melhor: dos que se propõem a largar o cigarro, apenas 2% conseguem fazê-lo apenas com a ajuda da força de vontade. E no quesito manter a forma? Preciso comentar? Academias lotadas no verão e ouve-se o alfinete cair no chão no inverno de tão vazias.

No lado profissional também não muda. Não conseguir chegar cedo ao trabalho. Matricular 10 vezes em 2 anos em cursos e não conseguir terminar. Exemplos tem aos montes.

02De acordo com o médico Eugenio Mussak, desejos são sentimentos primários, ancestrais, biológicos, responsáveis por providenciar o atendimento às necessidades básicas dos seres humanos. Os desejos nascem conosco e nos acompanham por toda a vida, permitindo-nos não apenas o prazer, mas a sobrevivência.

Ele ainda afirma que as vontades são diferentes dos desejos, pois dependem de um fator a mais: a lógica. A vontade é um desejo racional, deriva do pensamento, do raciocínio, da análise do cenário, tanto presente quanto futuro. “Eu posso ter desejo de ficar deitado na rede, mas tenho vontade de preparar minha tese de doutorado. E é nesse momento que eu posso descobrir quem manda em mim, meus desejos ou minhas vontades. Meu ser mais primitivo, ou meu lado evoluído, que quer continuar evoluindo”, questiona.

sendo assim, a vontade é um sentimento que está sob o seu controle. Você pode mandar em sua vontade a partir do pensamento, e a isso costumamos chamar, popularmente, de “força de vontade”, qualidade dos realizadores, dos determinados, dos que parecem predestinados ao sucesso. De acordo com o médico, você levanta cedo da cama e joga-se de corpo e alma em um dia cheio de trabalho, dificuldades e contratempos não por desejo, mas por vontade. Se obedecer ao desejo, fica na cama, mas, se controlar sua vontade, vai trabalhar. E isso vai mostrar duas coisas em especial: seu grau de maturidade, e a identificação racional que você tem com o seu trabalho.

03Depois de tudo isso, surge a pergunta que não se cala: de onde vem a força de vontade? Pesquisadores afirmam que pessoas com uma poderosa força de vontade têm “um lóbulo frontal de qualidade”. O que indiretamente, quer dizer que você já nasce assim. A psicologia aponta que a força de vontade é o resultado de um pensamento com qualidade e sofisticação e isto, claro, dá para ser aprendido e exercitado. A força de vontade pode sim ser fortalecida ou construída através da disciplina, da renúncia ao prazer imediato, da disposição de despender força e energia sem a expectativa de resultados imediatos.

Não tem como fugir. O autocontrole é fundamental para a determinação. Para o autocontrole é importante ter muito claro o objetivo a ser alcançado. Metas e objetivos são fortalecedores de tudo: da auto-estima, da determinação e do autocontrole.

Vontade e consciênciaTemos que lutar e persistir. A persistência é o dom dos vitoriosos. É a bandeira dos guerreiros. É o mapa dos sábios. É a bíblia do caminhante. É a bússola do navegador dos oceanos desta vida. A persistência tem o poder de modelar o caráter do homem. De fazer o sabor da vitória ter o gosto de mel. A persistência é a aplicação da força de vontade, é convicção acesa, é a fé aplicada no que é positivo.

Enfim, disso tudo tiro minha definição sobre o assunto. Força de vontade é a energia que desenvolvemos dentro de nós e que nos impulsiona para realizarmos o que quisermos. É a decisão firme de realizarmos, seja o que for, com todo nosso empenho, mesmo que seja algo difícil do qual não nos achamos capazes; é enfrentarmos sem receios os nossos problemas e dificuldades, pois a cada passo essa força dinâmica, sem que percebamos, vai crescendo e se fortalecendo até tornar-se inquebrantável.

04Ter força não é ter vontade, mas ter força de vontade é primordial para alcançar todos os nossos objetivos. Sem vontade nossos objetivos nunca serão realizados. Para consquistá-los é preciso ter força, garlhardia, garra e principalmente vontade.

Devemos ter vontade de viver, vontade de vencer, vontade de ter vontade. Sabemos que nem sempre é fácil chegar a um objetivo traçado, mas com vontade tudo fica muito mais simples.

Devemos sempre ter em mente que alguns objetivos e metas levam tempo. Tudo se transforma perante o tempo, o imutável que se modifica para cada um e para todos, sendo o melhor companheiro e o mais difícil de identificar diante tantos outros, mais ainda assim sempre presente…

add3

add1

Sds.

Germano Araújo.

Responses

  1. Gostei muito do post. Fiquei fã. Vou seguir o blog. Abraço


Deixe um comentário

Categorias

