Publicado por: Germano Araújo | 28/02/2009

Desvendando o Equador: Baños de Agua Santa

Mapa de Baños

Emocionante e Impressionante! 

A cidade de Baños de Agua Santa, ou simplesmente Baños (lê-se banhos), como aqui é chamada, é uma cidade para quem gosta de diversão e aventura (e muita!!!). Esse foi o meu carnaval de 2009. Carnaval de pura adrenalina!! Só faltou pular de bungee jump. Faltou coragem….e cá entre nós: precisa de muita! Abaixo tem um vídeo divulgação realizado pelo munícipio de Baños que trata fielmente o que encontrei por lá.

Baños se encontra rodeada de bosques, rios e cascadas que conformam o lugar perfeito para encontrar o equilíbrio para o corpo e mente, já que são lugares de paz e tranquilidade. Mas é a aventura que predomina esta pequena cidade. É a única cidade do equador apta para prática de esportes de aventura como rafting, kayaking, canyoning, escalada em rocha, bungee jump, passeios a cabavalo, caminhadas ecológicas, mountain bike, camping, parapente, entre outros.  Sem esquecer é claro do atrativo principal de Baños: O vulcão Tungurahua.

banos-163

Os primeiros habitantes que povoaram Baños quase com segurança pertenceram ao tipo de homens de Lagoa Santa (Brasil), que aventurando-se infiltraram-se pelo rio Pastaza até chegar ao limite dos Andes. Segundo dados históricos, Baños não teve fundador e nem data alguma de fundação. Simplesmente se foi povoando com a chegada de pequenos grupos dispersos de índios (antes da conquista) e de espanhóis e mestiços que em especial comerciavam produtos desde o Oriente até a Serranía e vice-versa. Falava-se que Baños foi fundada pelos espanhóis em 1553, mas isto não é verdade. A confusão se dá porque neste ano foi quando a “Orden de los dominicos”  é assinada para evangelizar a região de Canelos e Bobonaza.

Quando os espanhóis chegaram pela primeira vez a este lugar, a qual o denominam IPO em língua puruhá, eles encontraram grupos pequenos de Panzaleos e puruhàes, muitos delesm que haviam fugido das matanças dos espanhóis.

Atualmente a cidade de Baños é formada por 4 povoados rurais. Para conhecer um pouco mais especialmente sobre sua cultura, a mesma tem um legado de tradições que tem passado de gerações em gerações. Através de um pequeno recorrido aprende-se sobre sua gente, de seus costumes, sente-se em casa já que os baneños são muitos acolhedores e cordiais tanto com o visitante nacional quanto para nós estrangeiros.

Vista panorâmica da cidade de Baños

Vista panorâmica da cidade de Baños

 Baños situa-se entre 2 Parques Nacionais: Sangay e Llanganates. O Parque Nacional Sangay foi declarado como tal em 26 de julho de 1979, em que o mesmo tem uma área de 517.725 hectares, que vão desde 600 m.s.n.m. até 5.230 m.s.n.m., e por onde possue diferentes zonas de vida entre as que se identificam 327 lagoas e pântanos. O Sangay é uma das áreas protegidas de maior diversidade biológica do equador com uma grande variedade de flora onde encontramos: olivo, pigue, achotillo, guarumo, guabillo, caoba, alcanfor, aguacate silvestre, juncos, helechos, musgos, orquídeas, etc.  Aqui também encontramos também os vulcões El Altar (5.319 m.s.n.m.) e El Sangay que se encontra ativo; no extremo ocidental do parque encontra-se o vulcão Tungurahua (5.016 m.s.n.m.).

O Parque Nacional Llanganates foi declarado como tal em 18 de janeiro de 1996 e se encontra entre os estados de Tungurahua, Cotopaxi, Napo y Pastaza com uma superfície de 219.707 ha. Tem uma altitude que vai desde 1.200 m.s.n.m. até os 4.517 m.s.n.m no Cerro Hermoso, com uma temperatura que oscila dos 5ºC aos 24ºC. Este Parque Nacional tem uma grande diversidade de organismos e uma ampla gama de recursos abióticos como a água e o solo; tem que somar a isto também que se encontra dentro do entorno cultural e histórico das comunidade que se encontram em seu entorno.

sdc13106

Transporte para turístas: Chiva

Pode-se encontrar diversas cachoeiras na cidade de  Baños. Para quem tiver coragem de encarar o “chiva Turístico” (transporte para levar os turistas) poderá conhecer a grande maioria delas. A primeira delas só precisa andar pela cidade.

A cachoeira Cabellera de la Virgen nasce na colina de Bellavista, é a única que se encontra na zona urbana e se pode admirar de qualquer lugar da cidade.  Ao lado desta, encontram-se as termas de la Virgen (piscinas de águas termais).  O difícil é encarar essas piscinas, pois são comunitárias!   Cachoeira Cabellera de la VirgenEstas piscinas de águas sulfatadas se encontram ao pé da Cachoeira Cabellera de la Virgen e igual a todas as fontes deste tipo, empregam-se ao alívio de diferentes males.

 Sua temperatura ambiente é de 18.5º C e a temperatura da água é de 54ºC. Seus componentes como cálcio, sódio, magnésio, sílicio, potási, etc, se empregam para a cura de diferentes enfermidades como reumatismos, varises, dores de fígado, estômago, lesões cutâneas, desequilíbrio metabólicos, entre outras.Encontra-se localizada entre as ruas Luis A. Martínez e Montalvo, no centro da cidade. Recomenda-se levar traje de banho, toalha e sandálias. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 04:00 às 17:00 hs. e a noite das 18:00 às 22:00hs. 

Termas de la Virgen: dá pra encarar?

Termas de la Virgen: dá para encarar?

A Cachoeira Inés Maria formada pelas águas do Rio Pastaza, se encontra no município de Lligua setor de San Martin. A Cachoeira Bascún está formada com as águas do Rio Bascún ; tem aproximadamente 35 metros de altura. A Cachoeira de Ulba está formada com as águas do Río Ulba, encontra-se localizada no município de mesmo nome. Pode-se tomar refrescantes bahos nesta cachoeira ou em diferentes lagos naturais ao longo do trajeto. A Cachoeira Chamana são formadas pelas águas do Rio Chamana; são 7 cachoeiras entre as quais se destaca  a Cachoeira do Silencio.

sdc13028

A Cachoeira Salto del Agoyán está formada com as águas do Rio Pastaza, e se encontra localizada no município de Ulba. A força da água tem diminuído já que as águas deste rio tem sido empregadas pelo Proyecto Hidroeléctrico Agoyán. A Cachoeira Manto de la Novia está formada com as águas do Rio Chinchín, seu nome se deve a brancura de suas águas que se assemelham a um manto de noiva. Está localizada a 11 km na via Baños – Puyo. O bacana deste lugar é que você pode atravessar para o outro lado através de um “cable car“. Confesso que fiquei com medo!

Travessia do Manto de la Novia: Cable Car

Travessia do Manto de la Novia: Cable Car

Cachoeira Manto de la Novia

Cachoeira Manto de la Novia

A Cachoeira de San Pedro encontra-se localizada no conjunto de casas de San Pedro e nasce as águas do rio de mesmo nome. A cachoeira el Pailón del Diablo está formada com as águas do Rio Verde. Esta cachoeira é considerada como um dos maiores atrativos da zona. Seu nome se deve a formação similar de um recipiente redondo (paila) e ademais quando se a observa desde a ponte suspensa, a rocha aparenta a cara del diablo. Encontra-se a 18 km na via Baños – Puyo . O bacana também é que você pode descer até o pé da cachoeira para desfrutar de suas águas e de sua magnitude, mas aconselho só para quem tem um bom preparo físico, pois a subida é de matar!!!!

Descida até o pé da El Pailón del Diablo

Descida até o pé da El Pailón del Diablo

sdc131381

sdc13150

Entre tantas atividades realizadas na cidade de Baños, com certeza a que a adrenalina subiu ao extremo, foi quando resolvi encarar o rafiting no Rio Pastaza. Realmente foi uma experiência muito boa e recomendo a todos. Esse esporte é classificado de 1 a 6 em grau de dificuldade: a classe 1 é a menos difícil, a 3 é a intermediária e a 6 é unicamente para profissionais experientes. Pratiquei o rafiting no Rio Pastaza que possui trechos de classe 3-4 e 5-6. É claro que desci o rio entre as classes 3-4, que são para pessoas sem experiência no assunto. Foram aproximadamente 20 km de extensão em quase 2 horas de descida pelo rio. Aja braço, força e coragem!

sdc13262

sdc13268

p2220492

p2220510

foto-1

foto-2

foto-31

Para finalizar parte da aventura de carnaval em Baños, e que fique bem claro, o não menos importante, o principal atrativo da cidade, falarei do vulcão Tungurahua. Realmente uma sensação indescritível!

banos-097O Tungurahua tem uma altura de 5016 m.s.n.m., e um diâmetro em sua base de 14 km. É um tipo de vulc]ao denominado “Estratovolcán” jovem, de forma cônica e simétrica, com uma temperatura variada que vai desde 14ºC até os 0.5ºC, aproximadamente, e uma precipitação anual de 360 milímetros cúbicos. Seu estado atual de conservação está alterado por um contínuo processo geológico de construção do cone vulcânico. Seus flancos estão compostos de cinzas, areia, rochas vulcânicas e fluxos de lava que tem descido pelos seus flancos norte e ocidental até o Rio Pastaza, formando enormes e profundas gargantas perto da cidade de Baños. Seu nome significa garganta de fogo, e segundo a mitologia indígena este vulcão é um ser bravo e cheio de fúria, com fogo em suas entranhas e exigente de sacrifícios humanos.

 Existem alguns miradores que dão a idéia da fúria do vulcão Tungurahua. Fui a 2 deles sendo que um deles em especial tem uma casa na árvore para poder admirar a paisagem. É nesse mesmo local que encontra-se um senhor de extrema simpatia que toma conta de um dos pontos de monitoramento do vulcão. É através dele que a defesa civil comunica-se sobre o estado do vulcão uma vez que o mesmo se encontra em atividade.

O "guardião" do Vulcão Tungurahua

O "guardião" do Vulcão Tungurahua

banos-125

banos-073

Erupção do Tungurahua em 1999

Erupção do Tungurahua em 1999

 

banos-074

banos-0761

E para não dizer que não mostrei nenhuma foto das ruas da cidade de Baños, segue-se algumas delas. Um forte abraço a todos e até o próximo post Desvendando o Equador!

sdc13218

banos-001

sdc12994

sdc12977

sdc13184

sdc13269

Sds.

Germano Araújo.

 

Anúncios

Responses

  1. Só para deixar registrado: Eu desci pela tirolesa uma vez e o Germano näo deixou eu descer a segunda… hehehe
    E ainda faltou descer de rapel e pular de bungee jump… Ainda convenço ele…

  2. Muito bom, meu velho!
    Tô vendo que vcs vão conhecer tudo por aí!! É isso mesmo.. nada de ficar em casa.. seus leitores querem conhecer tudo por aí!

    Conhecem bem essa expressão, né?
    “Mão à obra!!”
    rs…

    bjão p vcs dois!!
    Dandan

  3. GERMANO, qual foi a montagem que você fez para aquela roupa do salva vidas encaixar em você? Deve ter dado um trabalhão. rsrsrsrsrs
    As fotos ficaram muito boas.
    Você mergulhou naquela piscina “vazia”? rsrsrsrs

    Um abração

  4. Olá amigo, obrigado por publicar no seu blog fotos maravillosas de mi PEDACITO DE CIELO ” BAÑOS “, sou um banenho que mora no Brasil a mais de 14 anos, atualmente estou na cidade de Ipatinga, já morei em São Paulo, Curitiba, São Caetano do Sul e Carapicuiba, embreve estarei voltando para minha linda terra para visitar meus pais e familiares.

    muitas felicidades para vc e sua familia

    Patricio Sánchez

  5. olá…
    gostaria de saber quantos dias vcs ficaram em baños….

    estou querendo passear no equador… e logico.. nao da pra deixar baños de fora..

    obrigado….

    • Passamos 4 dias. Realmente não pode deixar de conhecer.

  6. Olá,
    Tudo bem?
    Meu nome é Renata, moro em Sao Paulo e na semana que vem estou indo passar ferias no Equador. Vou sozinha e felizmente achei seu blog e gostei muito das dicas.
    Com certeza, incluirei Banos no roteiro.
    Voce conheceu mais algum lugar no Equador?
    Abs,
    Renata Nantes

  7. a vida é bela.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: