Publicado por: Germano Araújo | 09/02/2009

Desvendando o Equador: Mitad del Mundo

Mitad del Mundo

Monumento a linha do Equador: Mitad del Mundo

A cada dia que passo aqui no Equador, um país próximo da maioria dos brasileiros, um dos dois da América do Sul sem fronteira com o Brasil, marco do meio do mundo, me impressiona cada vez mais. O Equador combina nuances culturais, etnias diversas, algumas milenares, e paisagens contrastantes numa geografia complexa.

E esse final de semana foi um desses que me impressionei. Místico!! Essa é definição deste fim de semana aqui no Equador.  Fui conhecer la mitad del mundo e fiquei estupefado com o que presenciei.

Fora da cidade, ao norte, na paróquia de San Antonio 20 km ao norte do centro de Quito, encontra-se um monumento à linha do Equador, que divide o Mundo em hemisfério norte e sul, à volta do qual se desenvolveu uma enorme atividade econômica, ligada ao turismo; esse aglomerado chama-se Ciudad Mitad del Mundo (Cidade Metade do Mundo, em português). Uma pequena cidade próxima ao monumento no Museo Etnográfico funciona como centro turístico; ela é uma réplica de uma cidade colonial espanhola.

sdc11746

A HISTÓRIA DE “LA MITAD DEL MUNDO”

No ano de 1736, chega ao Equador a primeira missão geodésica que teve como objetivo medir um arco de meridiano para comprovar a forma da terra. Aos científicos franceses Bouguer, Godín e a Condamine se uniram aos espanhóis Jorge Juan e Antonio de Ulloa, célebres marinheiros. Já em terras equatorianas se uniu por seus conhecimentos de geografia e geodésia o científico equatoriano, Pedro Vicente Maldonado, quem colaborou estreitamente para assegurar o êxito da missão.

Em 1836, o geógrafo equatoriano, Luis Tufiño, localizou os sinais deixados pelo primeiro grupo de científicos. Este monumento histórico de 10 metros de altura esteve localizado neste lugar por 43 anos, até 1979, em que foi transportado ao povoado de Calacalí a 7 km ao Ocidente, por onde também atravessa a Línha do Equador.

Estátua do Geógrafo equatoriano Luis Tufiño

Estátua do Geógrafo equatoriano Luis Tufiño

Se denomina Monumento Equatoriano devido a sua forma piramidal – quadrangular com seus quatro marcos monolíticos nos ângulos, tem a orientação geográfica dos quatro pontos cardeais, e se encontra localizado na Linha do Equador de latitude zero graus, zero minutos e zero segundos. Esta linha passa por diversos países e continentes, mas em um único país que leva seu nome “La Republica del Ecuador”.

Zero graus, Zero minutos e Zero segundos

"Marco Zero": Zero graus, Zero minutos e Zero segundos

Este jogo piramidal quadrangular tem o mesmo aspecto geométrico do anterior, com seus quatro marcos monolíticos nos ângulos e seus lados tem a direcão geográfica dos quatro pontos cardeais. Assim temos ao Norte uma legenda comemorativa, dedicada a Pedro Vicente Maldonado, que colaborou estreitamente com a Missão Geodésica no ano de 1736.

Uma gravura é representada no quarto círculo usado pela Missão Geodésica de siglo XVIII. No hemisfério Ocidental observamos una placa dedicado a dois ilustres espanhóis que colaboraram com o trabalho científico da França. Aqui tem-se  o escudo de Espanha. No hemisfério Sul temos a placa de reconhecimento ao governo do Equador ao trabalho científico da Missão Geodésica da França. Aqui temos uma gravura do escudo do Equador.

No extremo superior da pirâmide, se destaca uma esfera metálica que representa a Terra, com seus 5 continentes e seus mares no alto e baixo relevo. Este globo está envolvido do Oriente ao Ocidente por uma faixa também metálica, indicando a Línha do Equador, dividindo a esfera exatamente em duas metades.

A orientação do globo metálico corresponde a posição real da Terra, isto é, o eixo menor dos pólos está paralelo ao eixo de rotação real da Terra.

Maquete da "Ciudad de Mitad del Mundo

Maquete da "Ciudad de Mitad del Mundo

sdc117452
sdc11688

 

sdc11698

Abraços a todos e até a próxima!!

Germano Araújo.

Anúncios

Responses

  1. Germano,

    Simplesmente ADOREI!!!

    Que tal uma sobre Galapagos?

    Beijos.

  2. Com certeza Tati…com certeza. Estamos nos programando. Abraços e saudades!!

  3. Muito bom, meu garoto!!
    Estou orgulhoso de vc. O blog tá show e se continuar nessa linha, além de vc estar dando notícias aos seus amigos aqui da terrinha, pode virar profissional da coisa!! rs..
    Bjão p vcs dois!!
    DanDan.

  4. Fala Mano, Agora vcs estão literalmente com a bola toda!! Lindas fotos!! Achei vc mais em forma, ou estou enganado? Não se deu com a culinária daí? Tá mais gatinho!!! kkkk
    Abração pra família!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: